segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Tapete Hexágonos Coloridos



 Em mais uma das minhas andanças pela net, acabei encontrando este tapete no programa Arte fácil de Votuporanga. Achei bem legal esta peça, pois além de ser fácil e rápido de fazer, no final fica uma peça bem leve. Traz um colorido pra qualquer ambiente.



Amarelo não é a minha cor favorita, uso pouco, mas como tenho um novelo que nunca acaba, decidi usar no bico e acabei gostando do resultado.   




Para ver os vídeos de como fazer é só clicar aqui e aqui

PAP – Hexágonos Coloridos

Você precisará fazer 10 hexágonos para este tapete.


Material utilizado:
- Barbantes coloridos 4/6
- Barbante Cru 4/6
- Agulha de crochê 4mm
- Agulha de tapeceiro para costurar os hexágonos

1ª Etapa - Miolo
  • Com a cor de sua preferência, faça 12 p.a dentro de um círculo mágico, fechar com p.bx; subir 3 corr. (conta como 1p.a)  e fazer 1 p.a no mesmo ponto de base; continuar com 2 p.a em cada ponto de base, totalizando 24 p.a. Feche com p.bx e arremate.
2ª Etapa - Cabinhos verdes
  • Prender o fio verde em um p.a de base do miolo e fazer * 9 corr;  1 p.a na 4ª corr. a contar da agulha e continuar a fazer pontos altos em cima da correntinha totalizando 7 p.a (já contando com as 3corr. utilizadas para virar); pule um p.a de base e prenda no próximo com um p.b*. Repita de * a * até o final, feche com p.bx e arremate. Você terá 12 cabinhos verdes de 7 p.a cada.

3ª Etapa - Formando o Hexágono
Escolha um cabinho verde e prenda o fio cru na ponta, bem no meio das 3corr. usadas para virar; faça *7 corr. e prenda no próximo cabinho verde com 1p.b*, repita de *a* até quando chegar na junção entre o último e o primeiro que será fechado com um p.bx na 1ª corr das 7 correntinhas feitas inicialmente. Suba 3 corr (conta como 1p.a) e faça mais 6 pontos altos nas próximas 6 corr. (o p.a é feito no meio da corr.). Aí está o primeiro lado do hexágono. Não é feito nenhum ponto em cima do p.b, a gente só vai considerar as 7 correntinhas usadas para juntar os cabinhos. Pule uma correntinha, faça 1p.a nas próximas 2 corr e na 3ª corr. fazer 1 p.a, 1 corr, 1p.a (no mesmo lugar); continuar com 1p.a nas próximas 3 corr.. Formou-se o segundo lado do hexágono. Agora é só ir repetindo a seqüência do primeiro e segundo lado, até fechar com p.bx no final. A segunda carreira do hexágono é muito simples, é só fazer p.a sobre p.a e sempre quando chegar naquele espaço de uma corrente fazer 1p.a, 1 corr, 1p.a, e continuar fazendo p.a sobre p.a. (cada lado do hexágono terá 18 pontos altos).

4ª Etapa – Acabamento
Emende os hexágonos com o próprio barbante cru e agulha de tapeceiro, sempre um de costas para o outro e ponto com ponto. Pra terminar faça o biquinho que achar melhor, no meu caso eu fiz uma carreira de ponto baixo em torno de todo o tapete e depois pro bico eu fiz: 4 p.a, pula 1 ponto de base, 1p.b, pula 1 ponto de base e 4p.a e é só ir repetindo até o final.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Essa é só a primeira


A foto não colaborou muito, pois tirei a noite e muito perto, o que deixou aparecendo o desenho que tem por baixo, mas ao vivo ficou muito bom. Comecei a pensar sobre esse trabalho quando vi uma capa para caneca da Cláudia Maria no programa Arte Brasil (vídeo aqui), mas quando entrei no blog Linhas Imaginárias fiquei muito empolgada. É impossível não querer fazer várias capinhas coloridas pra tudo que você vê pela frente, além do que, esse blog tem várias outras idéias muito legais e de bom gosto.
 Essa capa que eu fiz, com certeza, não é uma das melhores, mesmo porque, eu só tinha essas cores em casa, não dava pra inventar muito. Vamos ver se até o final de semana eu consigo comprar outras cores e postar coisas novas.

Como era o meu vidro de algodão antes  



E agora com a capa




Pensei em colocar um biquinho no final, mas como a tampa é de rosquear achei que poderia atrapalhar para abrir e o ponto já é bem trabalhado.


Eu fiz com o fio Bella da Pingouin e agulha de crochê 2 mm. Pra fazer é muito simples, não tem receita, pois o vidro ou pote que você escolher é o seu molde. Por exemplo, no meu caso eu comecei com o círculo mágico e 12 p.a dentro dele, na 2ª carreira já fiz 24 p.a (2 p.a sobre cada p.a de base); 3ª carreira fiz *2 p.a no mesmo ponto, 1 p.a no próximo p.a de base* (repete de *a*até o fim da carreira); nas próximas carreiras é só ir aumentando o número de pontos altos entre os 2 p.a no mesmo ponto de base, assim,  a 4ª carreira fica com 2 p.a no mesmo ponto de base e 2 p.a nos próximos 2 p.a de base. Aumente essa base até cobrir o fundo e depois é só ir acompanhando o formato do seu vidro. Usei ponto baixo para a base e o ponto X ensinado no vídeo pela Cláudia Maria.

Tapete Girassol



Já faz um tempo que eu me arrisco no crochê, mas sempre com peças simples, pra falar a verdade bem sem graça, até que fuçando na internet encontrei no programa Ateliê na TV esse tapete girassol da artesã Christina Luriko. Foi amor a primeira vista... eu tinha que fazer o tapete. Apesar de parecer complicado, ele é muito simples de fazer, além do que, no site do programa tem um vídeo ensinando como fazer.


Fiquei até emocionada quando terminei...


Aproveitei que estava perto do Natal e dei de presente para minha mãe que por sinal, gostou muito, tanto que ainda nem teve coragem de colocar ele no chão pra usar.


O vídeo, pra quem quiser assistir, está aqui.


Tapete Girassol – PAP

Vou marcar o que eu utilizei, mas você pode usar o barbante que achar melhor, o que for do seu gosto.

Materiais Utilizados:
- 5 cores de barbante Barroco de 200gr para as flores (sobra bastante de cada novelo)
- 1 barbante Barroco de 200gr na cor verde nº 9392 (acho lindo esse tom de verde)
- 1.1/2 barbante Barroco de 200gr na cor Cru nº 9900 (vale à pena comprar pelo menos essa cor do barroco por ser mesclado)
- Agulha de crochê 4mm

Execussão:

1ª Etapa – Flor
  • Em um círculo mágico fazer 24 p.a (ponto alto) e fechar com um p.bx (ponto baixíssimo);
  • Subir 10 corr. (correntinhas) e prender com 1 p.b (ponto baixo) no próximo p.a de base, formando uma argola;
  • Vire o trabalho e suba dentro dessa argola 5 p.b, vire novamente, suba 2 corr. (já conta como 1 p.a), faça 1 p.a no mesmo lugar e continue fazendo 2 p.a sobre cada ponto baixo, totalizando 10 p.a. Prenda com p.b no próximo p.a de base formando a 1ª pétala da flor. Repita essa etapa até formar as 12 pétalas da flor, sendo que a última pétala é presa com 1 p.bx (quando você vai fazendo, parece que não vai dar em nada, pois fica tudo meio torto, mas é a próxima etapa que dá o formato a flor).

2ª Etapa – Prender as pétalas e formar os arcos por trás
  • Você prenderá a 12ª pétala bem na base da primeira e é sobre essas correntinhas da 1ª pétala que você terá que subir com 4 p.bx e 1 p.b, ficando bem encostado com a fileira de 2 p.a sobre p.b que você fez anteriormente. Faça 3corr. e prenda com 1 p.b na ponta da argola (o ponto baixo é feito por dentro da argola); 3 corr, 1 p.b na próxima argola; na última argola prenda com pbx.

3ª Etapa – Formar os quadrados
Até aqui tudo é feito com a mesma cor que você escolheu para a flor.
  • Faça 1 pbx. dentro do arco de trás (arco de 3corr), suba 2 corr. (conta como 1 p.a), faça 2 p.a, 2corr, 3 p.a, tudo no mesmo arco (formou o 1º leque, o canto do quadrado), nos próximos 2 arcos fazer 3 p.a em cada um e o próximo arco já vai ser o próximo leque (3p.a, 2 corr, 3p.a), continue fazendo 2 arcos com 3p.a em cada e 1 leque, até chegar ao primeiro leque feito onde você irá prender com um p.bx. Cortar o fio e arrematar.
  • Troque para a cor verde, escolha um canto para prender o fio, levante 2corr, faça 2p.a, 2corr., 3p.a, tudo no mesmo canto, faça nos próximos 3 espaços 3 p.a em cada um e no próximo repita o leque ( a diferença desse quadrado para o anterior, é que nesse temos o aumento de 3 p.a entre um leque e outro). Feche com p.bx e arremate.
4ª Etapa – Emendar os quadrados
  • Agora vai ter uma diferença no lequinho, mas é muito fácil. Troque para a cor cru, escolha um canto para prender o fio, levante 2 correntinhas, faça 1 p.a, 2corr, 2 p.a (isso dentro do mesmo canto) e mais 2 p.a.r.f (2 pontos altos em relevo pego pela frente) nos próximos 2 p.a de base, nos próximos 4 espaços fazer 3 p.a em cada um e antes de começar o próximo leque não esquecer de colocar os 2 p.a.r.f, para daí colocar no canto 2p.a, 2 corr, 2 p.a e 2 p.a.r.f .
  • Terminei um quadrado completo, então, nos próximos quadrados você faz um lado e já começa emendar da seguinte maneira: quando chegar no segundo canto acabando de fazer os 2 p.a.r.f, antes de começar o leque você já faz um ponto baixo no outro quadrado que já está pronto, na mesma altura dos pontos, isso quer dizer que esse ponto baixo tem que ser entre um leque e os 2 p.a.r.f (sempre os quadrados um de costas para o outro); após esse ponto baixo, volte para o canto do quadrado e faça 2 p.a. , 1 corr, 1 p.b no canto do quadrado pronto, 1 corr, e volta no canto do quadrado a terminar e faz mais 2 p.a, mais um ponto baixo para emendar, 2 p.a.r.f, 1 p.b e assim por diante, até emendar os 15 quadrados.

5ª Etapa – Acabamento
  • Com a cor verde novamente, escolha um canto do tapete para começar, levante 2 corr., faça 1pa, 2corr., 2 p.a e 2 p.a.r.t (ponto alto relevo pego por trás) nos próximos 2 p.a de base, *vá para o próximo espaço e faça 2 p.a, 2 corr, 2p.a (no mesmo espaço), pule 2 p.a de base e faça 2 p.a.r.t nos próximos 2 p.a de base (como se tivesse fechando um espaço, pois vai fazer no último ponto alto do grupo de três e no primeiro ponto alto do próximo grupo de 3 p.a)*. Repita de * a * até contornar todo o tapete, feche com p.bx e arremate.
  • Troque para a cor cru e faça o mesmo procedimento descrito acima, só que agora a diferença é que os pontos altos em relevo serão pegos pela frente.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Até que enfim...

Já faz um bom tempo que eu estava ensaiando para criar um blog para expor os trabalhos que eu faço em crochê e tricô, mas sabe como é, sempre deixando pra depois e nada. Até que... tcharam!!! Crie coragem, descolei um nome e aqui estou eu. Como podem ver ainda não tem nenhuma postagem relevante, mas logo, logo colocarei algumas coisas que eu já fiz; não são muitas, pois só posso fazer nas minhas horas vagas. 
Assim, espero que gostem e curtam mais esse blog de trabalhos manuais.

Um grande abraço a todos...